Lideranças populares recebem formação para o combate à corrupção eleitoral e administrativa

Cerca de 30 agentes de diversas regiões do Maranhão participaram de atividade de formação em São Luís semana passada.

Cerca de 30 lideranças populares de diversas regiões do Estado do Maranhão participaram nas últimas quinta (13), sexta e sábado, do Curso de Formação em Políticas Públicas e Combate à Corrupção Eleitoral e Administrativa, promovido pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão na Casa das Irmãs de São José de São Jacinto, no Filipinho, em São Luís.

“O curso integra um plano de formação continuada, não é uma ação isolada. 2010 é ano emblemático, pois é ano de eleições. Estes agentes que participam deste momento de formação atuam como multiplicadores nos municípios e dioceses onde moram e atuam”, explicou Ricarte Almeida Santos, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e coordenador do curso.

A programação do curso buscou mostrar as relações entre corrupção e o modelo de desenvolvimento vigente no estado: a implantação dos grandes projetos legitimada pela propaganda institucional do governo nos meios de comunicação de propriedade da oligarquia que há aproximadamente 45 anos governa o Maranhão – com uma brevíssima interrupção – busca fazer crer que esta é a única solução. Assim, o curso também orientou os presentes ao exercício do controle social de políticas públicas.

Lei 9840 – Primeira lei de iniciativa popular aprovada no Brasil, a lei 9840 foi alvo de debates durante o curso de formação. Os agentes Cáritas perceberam que qualquer cidadão ou cidadã pode ser um fiscal durante as eleições, formulando e fornecendo denúncias à justiça eleitoral.

Quase todos os participantes do curso têm histórias ou conhecem quem as conte acerca da parcialidade da justiça eleitoral nos municípios. Não foram poucos os relatos de que juízes e promotores, às vezes, não fazem o menor esforço para coibir atos de corrupção como a compra de votos. “Cheguei a dizer ao promotor: ‘olha, naquela casa uma candidata está distribuindo telhas, tijolos, notas de combustível e dinheiro’; ele me disse que não tinha nenhum carro para ir até lá e ficou por isso mesmo”, contou um dos cursistas.

As Cáritas Diocesanas e Arquidiocesana receberam cartilhas do Movimento de Combate à Corrupção para suas atividades de formação e multiplicação. A elaboração de informativos e a formação de comitês locais de combate à corrupção eleitoral e administrativa foram eleitas como prioridade pelos presentes.

Redação: Zema Ribeiro, assessor de comunicação da Cáritas Brasileira Regional Maranhão

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Lideranças populares recebem formação para o combate à corrupção eleitoral e administrativa”

  1. samuel de viterbos p. santos Says:

    Acompanhei a iniciativa da Cáritas sobre o Tribunal Popular do Judiciário e achei importantíssimo uma entidade tão conceituada tomar essa iniciativa, principalmente contra um Poder tão corrupto como o Judiciário do Maranhão. Conheço o dr. Jorge Moreno e sei de todo o seu trabalho em prol do Maranhão e, especialmente, o que foi feito em Santa Quitéria, pois na època eu trabalhava lá como médico, sendo que a erradicação do sub-registro e o Luz Para Todos em todos os povoados mexeu com os brios do prefeito Manin (des)Leal e Max (dog) Barros.
    Estou atualmente denunciando o Promotor de Justiça Benedito Coroba, por Prevaricação, por não ter feito nada contra a prefeita de Nina Rodrigues, iara Quaresma do Vale Rodrigues, presa na Operação Rapina 1, UMA DAS MAIORES CORRUPTAS QUE ESTE ESTADO JÁ PRODUZIU, onde foi denunciado desde enriquecimento ilícito até compra de votos, mais o Promotor nunca tomou providências, pois sua esposa trabalhava, em regime de contrato, para a prefeita e a amizade deles era antiga. A Procuradoria do Ma deu parecer pelo arquivamento do processo contra o Promotor, mas eu denunciei pa o Conselho Nacional do MP.Gostaria que a Cáritas me ajudasse, pois eu acho que os promotores do Maranhão são muito omissos com relação aos prefeitos.
    Muito agrdecido!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: