MARIA NA PRAIA GRANDE

o surdo batuque bumbando nos becos e seus buracos de cantaria
bate que bate de corpo no solo estalo do sotaque de maria
zanzando entre os tambores da madre deus

maria, tua beleza derrama pelo ladrão

teus castelos de nuvem
tuas sandálias lindas
cruzando a rua às 12 da noite
maria e seus olhos brincos se pendurando no canto dos azulejos
sua cara não sua
sua pele pura
leve lírio
total

maria solitária maria hoje parece que volta parece que valsa
parece que de viés vou te costurar nos meus sonhos
me agarrar como um dândi nos teus ombros azuis
me alinhavar no teu vestido de alfazema

maria maria que me ajeita fiel que me enfeita os cabelos
que me anarina de brisas me dá peito me consola
que me estreita estrela
maria e minha alma torta,
ternura entrando por aquela porta ali longe dos andores e das igrejas
meu coração ateu te reza:
ave maria cheia de graça
o senhor é convosco
bendita sois vós entre as mulheres

*

Lindo, não? Entre um bolero não identificado por este blogueiro e o Hino de São Luís (Bandeira Tribuzi), o poema foi declamado na Praia Grande, em meio a um cortejo que homenageava Santa Cecília, padroeira da música, pelo seu dia (22/11, hoje, portanto), há pouco, na Praia Grande. “Música”, aliás, é título do mais novo livro-disco de Celso Borges. Faltou, aliás, o ator que declamou (este blogueiro não conhecia/eu), dizer que é Celso Borges, o autor de “Maria” (título do poema acima, grafado assim em minúsculas e disposto assim, centralizado, respeitando a beleza do livro de CB, que derrama pelo ladrão).

Deixe um comentário

